- Área: 894 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Denilson Machado - MCA Estúdio
-
Fabricantes: Hrydotech Madeiras, Rewood, Terra Conttemporânea
Descrição enviada pela equipe de projeto. O grande destaque da residência está no uso das formas geométricas bem marcadas e equilibradas. Os espaços amplos são interligados entre si e são atraídos pela natureza exuberante ao redor. Construído para ser a casa de final de semana da família, o projeto oferece uma vista privilegiada de uma mata densa e de um grande lago.
As linhas retas da arquitetura surgem em contraste com a vegetação orgânica e fluída da paisagem. Com uma solução limpa, a casa se organiza em dois grandes volumes. A caixa que compõe o volume do pavimento térreo, com uma imponente estrutura de concreto, emoldura e sustenta o volume do pavimento superior todo em estrutura metálica, trazendo leveza e equilíbrio ao conjunto.
A escada espiral é peça escultórica de destaque na composição da fachada. É ela que dá as boas vindas para os convidados permitindo acesso direto do hall social para a área de lazer da residência.
A proposta do projeto foi criar uma casa para receber e conectar a família, tornando os momentos de lazer, feriados e finais de semana ainda mais especiais. Com este propósito, toda a área de lazer da casa está disposta no pavimento térreo, com ambientes integrados e cercados por extensas folhas de vidro. O máximo de transparência para trazer a natureza para o interior da casa. No andar superior estão as suítes, a sala íntima e um grande deck privativo, que funciona como área de convívio para a família e mirante para o lago, integrando as suítes e trazendo o horizonte verde para dentro dos quartos.
Um dos grandes desafios e destaque do projeto foi a estrutura metálica que permitiu o balanço de 7,5 metros sobre a garagem. É como se o volume do pavimento superior estivesse flutuando sobre a caixa rígida de concreto que compões o pavimento térreo. Essa sensação de leveza também é reforçada pelas portas camarão ripadas que envolvem todo esse volume. Além de trazer uniformidade e presença para a geometria da construção, camuflam as vigas metálicas reforçadas que estruturam o grande vão e protegem sem limitar a entrada de luz nos quartos. Na fachada posterior, um grande pergolado de madeira emoldura o jardim interno, aproximando a natureza dessa vez para a área íntima da casa.
Entre os tons neutros e os revestimentos naturais presentes na arquitetura a madeira cumaru é protagonista e reveste piso, parede e forro. No mobiliário as cores são pontuais e os tons claros compõe com os detalhes em linho, madeira, pedra e couro. As peças, de design brasileiro,formam uma composição leve e aconchegante para os ambientes.
A escada de acesso ao pavimento superior tem os degraus revestidos em granito engastados na parede de forma a trazer leveza para o ambiente. As esquadrias minimalistas de piso a forro e os guarda corpos em vidro trazem transparência e privilegiam a vista.